Seguro auto, como funciona?

Seguro auto, como funciona?

O seguro auto é composto conforme o perfil do cliente informado, com base na utilização do veículo, de quem o conduz e de acordo com as coberturas, clausulas e assistências que serão contratadas.

No seguro auto, residência, saúde ou demais, para a definição do “perfil”, algumas perguntas são realizadas. Com certeza, seu corretor de seguros já deve ter falado para você, certo? Agora, para compreender como funciona o significado de como é o perfil, é importante entender em primeiro lugar, a função do seguro.

O seguro auto, seguro residencial, seguro saúde e demais ramos do seguro se destinam à proteger as pessoas e seus bens contra riscos de qualquer natureza (o corretor de seguros saberá informar quais as suas necessidades e orientar quais coberturas, clausulas e assistências devem ser contratadas). Protegem contra sinistros que podem ocorrer sem aviso prévio e darão a tranquilidade e conforto por meio das indenizações ou restituições por perdas parciais, totais ou prejuízos financeiros.

Assim sendo, para elaboração e contratação da proposta de seguro auto, que será analisada e aceita pela seguradora no prazo de até 15 dias, você deverá fornecer todas as informações necessárias e que sejam verdadeiras, para caso ocorra um sinistro, a seguradora realize sua indenização sem prejuízos futuros.

Prêmio do seguro auto

Premio é o valor que o segurado irá pagar ou quitar a seguradora pela contratação de uma apólice de seguro que conterá todas as informações de seu perfil, coberturas, clausulas e assistências para indenizações futuras caso ocorram sinistros indenizáveis.

Essas informações prestadas pelo futuro segurado, tais como: perfil com dados de idade e sexo dos condutores, de como é utilizado o bem (veículo) e locais de permanência do automóvel, coberturas, clausulas e tipos de assistências irão definir diretamente as taxas através de estudos com os possíveis riscos e consequências de ocorrência de sinistros, e assim chegando ao custo final (premio) para contratação do seguro auto.

Vistoria prévia realizada em seu automóvel

Antes da aceitação do risco (seguro) pela seguradora, é realizado em seguros novos e também em renovações (em alguns casos), uma vistoria prévia, inspeção realizada no veiculo para analisar as condições de estado e conservação do automóvel e suas características.

+ Alguns fatores de analise pela seguradora

Dentro do questionário perfil segurado, constam informações da região onde permanecem e utilizam a guarda ou parada do veiculo, seja na residência, trabalho ou colégio/faculdade/curso, em garagens fechadas com abertura por portões automáticos ou manualmente e se o bem permanece constantemente estacionado em local publico, com essas informações complementares do perfil serão relevantes para determinar o premio que será pago na contratação de seu seguro automóvel..

Em caso de dúvidas sobre o pagamento do premio, as coberturas, clausulas e assistências de sua proposta de seguro, seu corretor de seguros é o profissional certo para detalhar e explicar cada questionamento que você tiver e assim oferecer o melhor custo benefício para sua contratação e emissão de sua apólice de seguro do seu carro.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.