Conhecendo um pouco o maravilhoso mundo do Consórcio

Os consórcios são uma modalidade de compra programada, onde um grupo de pessoas com o mesmo objetivo se reúnem para realizar uma finalidade comum, onde todos para alcançar seus objetivos pela aquisição de um bem ou serviço, contribuem financeiramente.

Ao fazer parte deste grupo no consórcio, você recebe uma cota, a cota é representada por um número, esse número será sua identificação e corresponderá sobre a participação financeira que você possui junto ao grupo.

Ao entrar no grupo e receber sua cota, a regra do consórcio é que somente poderá adquirir um bem ou serviço como cotista, estando dentro da mesma categoria, as categorias são definidas por bens imóveis, bens móveis e serviços.

Bens imóveis: casa, apartamento, imóvel comercial, também sendo possível optar por reforma ou construção.

Bens móveis: automóveis, aeronaves, embarcações, motos, máquinas, caminhões e equipamentos.

Serviços: cirurgias plásticas, viagens, cuidados com a saúde, festas e outros.

Todo consórcio possui assembleias, que são reuniões realizadas pela administradora do grupo de cotistas com o objetivo de tratar assuntos relacionados ao interesse de todo o grupo do consórcio. As assembleias possuem dois tipos:

AGO – Assembleia Geral Ordinária, é quando ocorre a contemplação, seja por sorteio ou lance, e a prestação de contas da administradora. É na primeira Assembleia Geral Ordinária que o grupo de cotistas do consórcio é oficialmente constituído e são realizados procedimentos de abertura.

AGE – Assembleia Geral Extraordinária, é um evento que ocorre quando um assunto de interesse geral do grupo de cotistas do consórcio precisa ser submetido à votação. Por exemplo: prorrogação do prazo do grupo ou substituição do bem referenciado no contrato, isso pode ocorrer quando veículos e máquinas são parados sua fabricação, dentre outros motivos.

Com a Serfer de Seguros você encontra consultores especializados para realizar todo o processo de contratação do consórcio imóvel, consórcio móvel e consórcio de serviços. A Serfer Corretora de Seguros oferece solução completa para você e sua empresa.

Para o cotista do consórcio receber a carta de crédito, que é um documento financeiro, somente quando este consorciado é Contemplado por sorteio ou por lance em que participa. A carta de crédito serve para que o consorciado faça a contratação do bem ou serviço que ele está interessado deste quando contratou o consórcio.

Sorteio: São nas assembleias do grupo de consórcio que acontecem os sorteios, e neles um cotista será sorteado para receber a sua carta de crédito, valor da cota que adquiriu, independente do número de parcelas que tenha pago.

Lance: O cotista do grupo de consórcio pode ofertar um lance, este lance corresponde ao pagamento adiantado do saldo devedor restante de sua cota, você está adiantando o pagamento das parcelas.

Todo consórcio possui uma taxa de administração, esta taxa é o valor pago pelo cotista do consórcio à administradora pela gestão do grupo, o valor é diluído nas parcelas e cobre todo o custo administrativo do consórcio.

Quer saber mais sobre consórcio, entre em contato com a Serfer Corretora de Seguros através https://www.serferdeseguros.com.br/contato/  ou  pelo WhatsApp (11) 2368-3329.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.